O Acervo do Museu Histórico La Salle está organizado em coleções documentais e coleções de objetos que apresentam homogeneidade temática, ou seja, referem-se à produtos da cultura material escolar e acadêmica. Os itens recolhidos de escolas e ou doados por professores, alunos e Irmãos passam por triagem, são pesquisados, submetidos ao processo de registro e passam a fazer parte de determinada coleção. As coleções mais significativas são as de mobiliário escolar, a de recursos materiais didáticos e a de livros didáticos e literatura infanto-juvenil.

O MAHLS colabora para a formação de recursos humanos, proporcionando cursos de extensão sobre patrimônio cultural, educação patrimonial, introdução à museologia, metodologia da história oral e metodologias de pesquisa em memória social, todos gratuitos.

O MAHLS trabalha, portanto, com uma multiplicidade de histórias e memórias, com diferentes objetos e documentos, os quais se constituem como formas de registro e narrativas que dão suporte às lembranças de escolas de outros tempos e lugares, que enunciam experiências efetivas ou imaginadas, traduzem relações afetivas as quais são renovadas e ou ressignificadas a cada pesquisa ou visitação a exposições.

Missão

Institucional

Ser um espaço dinâmico de prestação de serviços à sociedade, a partir da difusão das ações de preservação, pesquisa e divulgação das práticas educativas, das escolas de educação básica e da educação superior lassalista no Rio Grande do Sul.

Científica
Constituir-se como espaço para pesquisa, discussão, construção e compartilhamento de conhecimentos no que concerne aos temas trabalhados no Museu.

Política

Em conjunto com outros órgãos, estreitar os vínculos entre o UNILASALLE e público externo no que tange à educação escolar, as escolas, os lassalistas e sua história no estado, compartilhando conhecimentos e divulgando ações com esse escopo.

Extensionista
Servir como extensão aos cursos de graduação e pós-graduação, notadamente aos de formação de professores, disponibilizando os conhecimentos gerados a partir de pesquisa em seu acervo, a partir de ações diversas e de exposições de longa duração,
temporárias e itinerantes.